quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Retalhos - A Vida de Craig Thompson

Bom, variando novamente nas leituras, venho apresentar-lhes mais uma maravilhosa obra que tive o prazer de ler. :)

Muitos já devem ter ouvido falar. Bom, se não ouviram é uma oportunidade para vocês de saber do que se trata. Falarei hoje de Retalhos (Blankets, no original).



Posso logo começar dizendo que Retalhos é uma das graphic novels mais premiadas do mundo. Vamos dar uma olhada na lista de premiações:

Vencedora de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos.

Retalhos é uma autobiografia, retratando a vida de Craig Thompson desde a infância, juventude, até o começo da vida adulta.

Ele cresceu numa cidade pequena do interior dos EUA, marcada pela neve que sempre cobre o lugar e pela religiosidade fanática, que está em toda parte. Ensinamentos bíblicos marcam forte presença no desenvolvimento e amadurecimento de Craig. Até mesmo sua paixão pelo desenho é fortemente afetada por tal coisa.

O autor também explora a relação de Craig com seu irmão mais novo. É de certo modo triste de acompanhar pelo fato de ambos serem tão unidos (tanto que dividiam a mesma cama) e se distanciarem com o passar do tempo. Mas isto mostra um realismo muito bom com que qualquer leitor pode se identificar. Não somente irmãos, mas amigos de infância que vão se separando conforme crescem. Quem nunca passou por isso?




O primeiro amor também é apresentado, com cada sensação nova descoberta, cada dor, alegria e sofrimento que qualquer relacionamento em formação traz consigo.



A narrativa gráfica de Craig Thompson é incrível. Usando e abusando dos recursos de metalinguagem. A história adquire um ritmo que lhe prende. Apesar das mais de 500 páginas, você pode facilmente ler toda a obra em 1 dia.




No fim de tudo, entende-se que o principal ponto da história é o amadurecimento. A passagem da juventude para a vida adulta, a mudança de perspectiva, a expansão dos horizontes. Novamente algo que ocorre com qualquer um de nós.

Por esse e outros motivos, Retalhos é uma obra especial e recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário