quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Segredo da Pokébola GS - Admita, Você Sempre Quis Saber

Lá estava você na sua infância assistindo mais um episódios da segunda temporada de Pokémon, quando em certo momento o professor Carvalho pede que Ash visite sua amiga, professora Ivy para que pegue com ela uma pokébola dourada e misteriosa que não abria de jeito nenhum.

Sim, estou falando da famigerada Pokébola GS!



Caso não recorde da história, vou refrescar sua memória. Caso você não tenha nascido nesta época, explicarei também sobre a polêmica envolvendo a  Pokébola GS.

A tal da professora Ivy, amiga do Professor Carvalho encontrou a tal pokébola misteriosa. Ela era indestrutível, não abria de jeito nenhum e sem falar que a aparência dela era diferente das pokébolas conhecidas. Então a professora queria mandar a bola para que o professor Carvalho pudesse analisá-la. Mas havia mais um problema. Além de todas as características anteriores, a pokébola também não podia ser teletransportada pelas máquinas transportadoras de pokébolas. Por causa disto, era necessário que alguém fosse até a professora Ivy, que estava na ilha Valência pegasse a pokebola e a entregasse ao professor.



Adivinhem quem o professor encarregou desta tarefa.. =p

Exatamente. Depois da derrota na Liga Pokémon de Kanto, Ash voltou para a cidade de Pallet e ficou a cargo de ser o garoto de entregas.

Depois de uma viagem conturbada, Ash, Misty e Brock (e Pikachu) se encontram com a professora Ivy, que lhe entrega a pokébola GS. Brock decide ficar no laboratório com a professora e Ash e Misty fazem a viagem de volta. Devido a um acidente de percurso, ambos ficam presos nas Ilhas Laranjas e Ash descobre sobre a Liga Laranja e decide participar antes de levar a pokébola ao professor.

Depois de Ash vencer a Liga Laranja e volta novamente para casa, a pokébola GS finalmente chega às mãos do professor Carvalho, que começa a analisá-la.

Neste meio tempo, Gary, o rival de Ash também retorna e ambos batalham. Ash perde e descobre que Gary participará da Liga Johto. Ash então decide partir para a região Johto. Aproveitando tal fato, o professor Carvalho dá mais uma tarefa ao menino que nunca cresce: entregar a pokébola GS ao artesão de pokébolas Kurt, que mora em Johto, pois ele teria mais recursos para analisar o misterioso objeto esférico.



Depois de um tempo e muitos episódios inúteis depois, Ash finalmente encontra o tal Kurt das bolas e entrega a pokébola GS. A partir daí o velho fala que vai ficar estudando a pokébola por tempo indeterminado.

E esta foi a última vez que se ouviu falar da pokébola GS no anime. Até hoje, o desenho tendo passado dos 600 episódios, ela nunca mais foi sequer citada de novo, deixando todos os espectadores com a eterna dúvida "afinal, o que tem dentro da pokébola GS?". A mior especulação logo no início da Liga Laranja era que se tratava de um Celebi, pokémon #251.



Como nunca apareceu no anime, ninguém poderia saber, certo? Errado.

Depois de quase 10 anos depois o mistério foi revelado nos bastidores.
Um site especializado em pokémon entrevistou o diretor do anime, e uma das perguntas foi exatamente sobre o segredo da pokébola GS.

Bom, vou começar logo revelando o que havia nela. Como muitos suspeitavam... sim! Havia (ou há) um Celebi dentro dela.

O quê? Como? Por quê?

Vou explicar.

Para a saga da Liga Johto havia sido planejado um grande enredo envolvendo a resolução do mistério da pokébola GS e de Ash & Cia descobrindo o que havia dentro dela (o Celebi). Certo, tudo corria bem até que chegou na época do quarto filme de Pokémon.

E o que o filme tem a ver? Bom, caso não saiba, cada filme de pokémon tem como foco um pokémon raro que está em alta no momento. E adivinhe qual pokémon escolheram para ser o foco do filme desta vez?


Sim, o Celebi. O pokémon que deveria ser o foco da saga da Liga Johto acabou aparecendo antecipadamente no filme. Quanta inteligência!

Devido a isto, os produtores tomaram a tosca decisão de pegar todo o roteiro que eles haviam preparado sobre a pokébola GS e simplesmente descartá-lo (por isso a liga Johto teve tantos episódios inúteis e tanta enrolação) e fizeram Ash entregar a pokébola a Kurt para que você, o espectador simplesmente esquecesse dela com o passar do tempo.

Resumindo, esta história toda da pokébola GS não passou de um grande furo de roteiro do anime.

Posso ter estragado a infância de muita gente com isso, mas enfim, agora sabem a verdade. =p

Pokémon ainda é cheio de muitos outros mistérios aparentemente sem solução que não teria espaço para listar aqui.   =p

Quem sabe em outra oportunidade eu fale a respeito deles. Bom, é isso, gente.

Até a próxima. o/

5 comentários:

  1. cara era só vc ler o manga do pokemon adventures.ac numero 177 aparece a pokebola gs e explica q ela e feita para cpturar o celebi

    ResponderExcluir
  2. Realmente queriam por o Celebi no anime, ele estava até na abertura

    ResponderExcluir
  3. Ash tinha um lendário pokémon no bolso e nem sabia

    ResponderExcluir