segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Um pouco sobre desenho - Ponto de fuga, linha do horizonte, perspectiva

Olá, finalmente vou postar algo relacionado a técnicas de desenho (os mano pira). xD

Eu poderia começar com o velho clichê de "façam um círculo, que vai ser a base pra cabeça e blá, blá, blá", porém, como sei que muita gente ignora esta parte ou já está careca de ver isso em revistas de "aprenda a desenhar", vou começar falando de assuntos um pouquinho mais avançados. Mas vou começar devagar, não se preocupem :)


Vou tocar logo no ponto fraco de muitos aspirantes a desenhistas. A PERSPECTIVA.

E o que é? Você já viu, mas talvez não soubesse o nome da coisa. Perspectiva é a arte de retratar profundidade e volume. 

Como assim? Vou dar um exemplo.


Na figura da esquerda os objetos ao fundo estão sem perspectiva, está tudo chapado. Já na figura da direita, com a presença da perspectiva, o desenho ganha uma noção de profundidade, sabemos o que está mais perto e o que está mais longe. Essa sensação que a perspectiva procura passar.

A gora vamos aprender como construir a perspectiva.


Linha do Horizonte e Ponto de Fuga



Linha do Horizonte é uma linha imaginária que se situa na altura dos olhos do observador da cena (você), como se fosse um fotógrafo. É como se fosse a posição da câmera que tirou a foto. Dependendo da posição da Linha do Horizonte, a perspectiva muda.



O Ponto de Fuga é um ponto na Linha do Horizonte para onde um feixe de linhas "paralelas" parece se dirigir por um fenômeno de ótica. Ou seja, é um ponto para onde tudo converge.

Eis os passos de como se usar a Linha do Horizonte e o Ponto de fuga para construir a perspectiva:




Primeiro faça um quadrado. Em seguida trace a Linha do Horizonte onde você quiser. Marque um ponto nesta linha, será o Ponto de Fuga. Arraste duas linhas a partir dos cantos do quadrado até o Ponto de Fuga. Daí faça uma linha vertical que corte as linhas que convergem para o Ponto de Fuga e desenhe um quadrado menor a partir desta medida. E voilá (é assim que se escreve? '-').

Você tem um cubo! Não é apenas um quadrado chapado, agora há uma noção de tridimensionalidade, de volume e profundidade.


Você pode variar à vontade na posição do Ponto de Fuga. O princípio é sempre o mesmo.


Dois Pontos de Fuga.



Utiliza-se geralmente dois Pontos de Fuga para demonstrar a divisão de dois sentidos de um objeto. Por exemplo, o canto de uma esquina. Para o exercício, desta vez você apenas faz uma linha vertical, desenhe a Linha do Horizonte e marque dois Pontos de Fuga de cada lado. Da mesma forma de antes, puxe linha dos cantos para os Pontos de Fuga. Depois corte as linhas puxadas com outra linha vertical de cada lado.

(Exemplo de desenho utilizando dois Pontos de Fuga)


Três Pontos de Fuga




Esta técnica é utilizada para aumentar o impacto e a sensação de altura ou de profundidade. É boa para fazer prédios vistos por cima ou por baixo. 

Você primeiro marca a Linha do Horizonte, os dois Pontos de Fuga de cada lado e puxa linhas de ambos (se o prédio é visto de cima, geralmente são 3 linhas). No local onde as linhas convergem se desenha uma linha vertical , que vai servir como "Linha do Horizonte" para o terceiro Ponto de Fuga. Então você desenha o objeto por cima das linhas :)

É isso, pessoal, uma noção bem básica de perspectiva. Futuramente trarei outras técnicas mais trabalhadas.

Se alguém tiver dúvida é só perguntar nos comentários. Até mais. :D

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