domingo, 11 de novembro de 2012

Os preconceitos dos "otakus"

Tô meio gripado e ocupado com os desenhos, então não deu para preparar uma grande postagem sobre algo incrível. =_=

Então resolvi falar um pouco de uma opinião pessoal (enfatizem o OPINIÃO PESSOAL) minha. A respeito de preconceito. 

Não, não é preconceito contra negros, asiáticos, deficientes físicos, pobres, gays ou sei lá o quê. É algo mais sutil, mas igualmente irracional na minha opinião.





Estou falando do preconceito com relação aos otakus. Mas não CONTRA os otakus, e sim preconceito que OS OTAKUS têm contra várias coisas.


Definições

Bom, para começar, caso você não saiba o que é OTAKU, vou lhe dar a definição mais usada. Otaku é o indivíduo que curte animes e mangás. Certo? ERRADO!

A palavra otaku no Japão é usada para definir alguém que é fã de maneira obsessiva  de um determinado assunto/hobby (não somente mangá e anime). É um termo usado até de maneira pejorativa, como  "nerd" nos EUA.

Mas aqui no Brasil o cara até estufa o peito cheio de orgulho e compete pra provar que é mais otaku que os outros.



Aí a pessoa não sabe a real definição de otaku no país que admira e fica chiando quando usam o termo "otome" como feminino de otaku, só porque tecnicamente não está correto (sendo que a própria definição usada pra otaku aqui está incorreta).

Só para constar, otome é  uma expressão japonesa que significa donzela, virgem ou senhorita (garota comportada e educada). Há uma rua em Toquio que se chama "Otome Road". Nesta rua se concretizou a formação de uma grupo de mulheres otakus que fazem suas compras e vão enfeitadas. E esse numero de frequentadoras sobe cada dia mais.

O termo "Otome" é apenas referencia a essa rua, e também porque a maioria esmagadora dos consumidores de lá são mulheres.




Então está errado definir uma menina fã de mangá como otome? Não. Porque o próprio sentido de otaku aqui foi inventado, então não há um "regulamento" que diga que otome não está valendo.

E os "requisitos" necessários para alguém ser considerado otaku aqui variam muito. Uns dizem que basta a pessoa ler mangá ou anime. Outros dizem que a pessoa tem que dedicar sua vida a isso, tipo, ler zilhões de mangás, sem parar, assistir doramas, tokusatsus, frequentar eventos de anime, fazer cosplay, falar palavras em japonês, etc.

Já deu para entender, né? A coisa funciona do seguinte modo... alguém cria regras e definições com relação a otaku. Aí algum grupo de pessoas que concorda com os termos se junta ao movimento.

Mas se alguém discorda, cria outras regras e definições com outro grupo que concorda com ele. E assim por diante. Tudo sendo divido em vários grupos criando suas próprias definições.



Posers

É aí que surge um preconceito, não só de otakus (mas também exercido por eles), contra os chamados posers.



Para os desinformados que não sabem o que é poser, vou tentar resumir:

Poser é tipo um cara que curte animes (ou não, pode ser filmes, música, livros, etc) só por serem moda, ou só porque tem leve interesse. E  justamente por ter um conhecimento superficial acerca do assunto em questão, tal pessoa comete algumas gafes, como pronunciar errado o nome de um personagem, ou não saber os mínimos detalhes de uma obra, etc.

Por isso os otakus  costumam ter ódio dos "posers", que geralmente são pessoas que leram poucos mangás ou só vêem animes que passam nas nossas televisões, ou seja, versões "não originais". E se algum "poser" fala algo errado sobre o anime em questão, os otakus se contorcem.

Engraçado como hoje em dia a pessoa não pode apreciar nada de nenhum assunto, se ela não devotar sua vida a tal coisa, é poser. Não se pode ser fã, tem que ser viciado. Eu acho essa questão um idiotice, ainda mais porque TODOS os otakus, antes de serem otakus, começaram como "POSERS". Santa hipocrisia.



Eu sou fã de animes, não me considero otaku (pois, como falei, aqui não há nenhum livro de regulamentos e blá, blá, blá dizendo o que é ou não otaku) e quando algum "poser" diz algo "errado" eu acho engraçado e levo numa boa, não fico odiando mortalmente o cara. ¬¬

O que tem de mais se o cara gosta de tal anime que passa na TV ou só leu poucos mangás? deixa ele, ora. A vida é dele e ele lê ou faz o que quiser. Não tem porque declarar abertamente "morte aos posers!" como já vi bastante por aí.

Enfim, você curte animes e mangás e quer ser chamado de otaku? Faça como preferir, não tem como dizerem se você está certo ou não. É uma opção de cada um.



Pronúcia Correta

Outra, na minha opinião, grande besteira motivo de chiadeira por parte dos otakus, devido à pronúncia "incorreta" de termos ou nome de anime.

Tipo, já ouvi muita gente falando "não é SaKÚra", é "SÁkura".

Outro indício que o cara não pesquisa a fundo antes de falar as coisas. No japonês, as sílabas das palavras tem todas a MESMA ENTONAÇÃO. Não há uma sílaba pronunciada com mais intensidade que outra. NÃO HÁ forma correta de pronúncia de sílaba tônica em "Sakura".

Há ainda mais argumentos contra isso, mas como a postagem está longa, vou apenas deixar um vídeo que mostra quais são:




Termos genéricos

Já presenciei várias situações em que alguém está lendo mangá quando surge outra pessoa e pergunta: "ei, que história em quadrinhos é essa que você tá lendo?". Este é o momento é que o primeiro responde exaltado "ISSO NÃO É HISTÓRIA EM QUADRINHOS! É MANGÁ!".

Otakus odeiam que usem termos genéricos para definir temos do mundo otaku.

Vamos a um exemplo:


Vamos deixar, claro, história em quadrinhos é tudo aquilo que, por meio de quadros, forma uma sequência narrativa e conta uma história.

Ou seja, Mangá É história em quadrinhos. É apenas um dos diversos tipos de histórias em quadrinhos existentes. Cada região do globo tem sua própria maneira de se referir a quadrinhos, pois cada um tem características próprias e únicas.

Assim como mangá=história em quadrinhos, cosplay=fantasia, anime=desenho animado.


Produções de outros países (quadrinhos, desenhos, etc)

Muitos otakus tem preconceito contra coisas que são de outros países. Tipo, não lêem quadrinhos americanos porque julgam mangás sempre melhores. O mesmo com relação a animes e os desenhos americanos (ou de outras nações). Simplesmente por não terem sido feitos no Japão.

Então não tem interesse algum e ainda falam mal. Por causa desse descaso, acabam se limitando e perdendo a chance de ter uma leitura mais variada e rica e adquirir conhecimento mais diversificado.

Curiosamente, muitos otakus deste tipo são fãs de certas produções estrangeiras com cara de mangá (e melhores que muitos mangás por aí), como é o caso do desenho Avatar - A Lenda de Aang, provando que que algo não precisa ser feito no Japão para ser bom.



Não vou me estender ainda mais, porque o sono e a gripe já estão me vencendo. Se eu falei alguma coisa errada, me corrijam =_=

Mas, enfim, volto a reforçar que isto é uma opinião pessoal minha, sobre um CERTO TIPO de "otakus", NÃO DE TODOS OS "OTAKUS".

Nem sei se "preconceito" foi a melhor palavra a ser utilizada, mas foi a que me veio à cabeça.

E como expus minha opinião, também podem expôr as suas nos comentários.

Até a próxima.

8 comentários:

  1. Olá!
    ''Engraçado como hoje em dia a pessoa não pode apreciar nada de nenhum assunto,
    se ela não devotar sua vida a tal coisa, é poser. Não se pode ser fã, tem que ser viciado.''

    Concordo inteiramente com você,não apenas nessa frase, mas a achei muito verdadeira, não só no mundo
    otaku mas também em outros assuntos. Parece que se a pessoa não for viciada naquele assunto que ela gosta ela não é considerada fã.
    Eu por exemplo gosto de uma banda de rock/pop, me considero fã, mas tenho certo receio de me declarar como tal,
    por já ler ou ouvir de pessoas que pra você ser considerado fã você tem que ter todos os cds da banda, dvds, poster e tals,
    mas a banda em questão é coreana e eu até gostaria de ter todos os cds,mas pra mim não dá pelo preço,porque eu teria que
    importar,ficaria muito caro, e também pelo fato de eu não utilizar mais aparelho que toca disco.
    Cheguei a ler um comentário de uma garota num site da fan base dessa banda, que tinha ódio dos ''posers'',então outra garota perguntou o motivo e ela disse que era porque uma outra menina gostava de uma música recente da banda,e isso indicava que ela conhecia a banda recentemente, então era 'poser' só pelo fato de não acompanhar a banda desde o começo.
    Pelo menos foi isso que eu entendi.
    E eu comecei a gostar dessa banda tem uns seis meses ,estou até com medo de fazer comentários quando as moderadoras perguntam algo e ser criticada por essa fãs se eu não souber de algo.
    Enfim, gostei muito do post. :)
    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom saber que gostou do post. Realmente, isso acontece bastante. Por isso eu já nem me denomino fã, otaku, etc. Apenas digo que gosto de tal coisa e pronto. Assim não arranjo confusão, rsrs

      Excluir
  2. Oi!
    Poderia me dizer se você é o autor desse desenho:

    http://3.bp.blogspot.com/-rEWpGWYpFx0/USy-WghLHwI/AAAAAAAADgo/lL9nicdo96k/s640/d1+001+-+C%25C3%25B3pia.jpg

    ???

    Até.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, você escreve super bem.

    ResponderExcluir
  4. Ohayo,
    Na minha escola tem um menino que me xinga bastante só porque eu sou fã de Genei wo Kakeru Taiyou, e o resto do Japão. O que eu faço pra me defender? Apenas passar vontade de arrancar a pele dele?

    Beijos e um abraço bem apertado.

    ResponderExcluir
  5. Ohayo,
    Na minha escola tem um menino que me xinga bastante só porque eu sou fã de Genei wo Kakeru Taiyou, e o resto do Japão. O que eu faço pra me defender? Apenas passar vontade de arrancar a pele dele?

    Beijos e um abraço bem apertado.

    ResponderExcluir