sábado, 3 de novembro de 2012

Olha a tesoura! Censura em animes (Parte 1)

Primeiramente, acredito que todos que lerem este blog sabem o que é um anime.

Ou será que não? o.o

Bom, explicando resumidamente, anime é desenho animado japonês (sim, otakus, é desenho animado, sim u.u).

Lá no Japão, animes é como se fossem filmes. Animes não são voltados apenas para crianças por conta de ser desenho animado. Há sim animes infantis, mas há também para um público de mais idade, e tais animes trazem um conteúdo mais maduro e cenas de teor igualmente mais adulto, com violência ou sexualidade.

Enfim, não é novidade para ninguém que animes fazem muito sucesso não só no Japão, mas no mundo afora. Então claramente nosso país se interessou por tal fato e volta e meia traz alguns animes para nossa terra.

E como aqui há uma crença geral dos políticos, autoridades e tal de que anime é tudo igual e é tudo pra criança por ser desenho animado, decidem exibi-los em horários de programas infantis. E para adequar o conteúdo ao público alvo, eles chama sua amiga tesoura e cortam tudo que é considerado inapropriado no anime. Algumas vezes tem motivos religiosos e culturais envolvidos, mas são casos a parte.

E dinheiro também fala alto. Quanto maior a faixa etária a que o anime se destina, menos espectadores ela terá. Quanto mais baixa, mais espectadores. Olhe os filmes da Pixar, por exemplo, são do tipo "livre para toda a família", alcançando todos os tipos de público.

(Imagem meramente ilustrativa)

Mas a culpa nem sempre é do Brasil, pois os EUA tem o mesmo tipo de visão e também censuram diversos animes que passam por lá. A empresa mais famosa foi a 4Kids, que, para a felicidades dos otakus, não existe mais. Como é mais fácil trazer o anime da versão americana para a brasileira, quase todos os animes que vieram e vêm para o nosso território é alterado pelos americanos.

Bom, chega de papo, sei que o que vocês querem ver logo são exemplos das censuras, e aqui vão os mais gritantes:

One Piece (Campeão do troféu tesoura)

(Essa é bem famosa, trocaram o cigarro do Sanji sempre por um pirulito)

(Parado! Ou mato ele com... er... tipo... o que é isso? O__O)

(Além do sangue, aparenta que os editores foram racistas, pois transformaram um personagem negro em branco! O_O)

(Se alguém descobrir o motivo desta censura, me avise, por favor! o.o)

Fora estas censuras, também ocorreu de sagas inteiras serem puladas e diversos episódios serem unidos em um só. Uma loucura. Tinha que ser a 4Kids. O_O


Yu-Gi-Oh! (4Kids ataca novamente!)

(Aqui a Feiticeira Negra ganhou um short; as serras que cortariam as pernas do Yugi viraram discos de energia negra que levariam o duelista ao reino das sombras caso elas o tocassem; o hexagrama ganhou mais pontas por ser um símbolo religioso)


Pokémon (adivinhem quem é de novo? Claro, a 4Kids!)




(A maioria com certeza conhece os episódios banidos de Pokémon.Que foram excluídos por inteiro. Num deles James aparece travestido, em outro a equipe Rocket ameaça Ash e outros com revólveres, em outro o famoso episódio do Porygon, em que rajadas de luz causaram epilepsia em várias crianças)

(O avental foi removido para não fazer alusão de uma pessoa negra à servidão)


Naruto (dessa vez não foi a 4Kids, por isso a censura foi mais light)

(Além do corte no sangue, houve cortes por motivo religioso e por cenas que tendem ao homossexualismo, como o famoso beijo entre Naruto e Sasuke)

Na verdade nem acho que a censura em Naruto foi grande coisa, não chegaram a deturpar nada. Nem tocaram na história, apenas diminuíram um pouco a violência. O resto continuou o mesmo.

Claro que as censuras nos animes que usei como exemplo não foram apenas estas, mas sim algumas das principais.

Enfim, esta postagem já está grande demais, provavelmente terá mais uma falando de mais algumas coisinhas e com mais alguns exemplos. Quem sabe ainda hoje.

Então até outra hora :)



2 comentários:

  1. recentemente no lançamento do 8° volume do mangá de my hero academia houveram algumas alterações/censura na capa como o decore e ampliação do personagem pra vetar a exposição da personagem e descontextualizar a sexualização da mesma.
    Noticia detalhada: https://geekraposa.blogspot.com/2019/03/my-hero-academia-manga-censurado-na.html

    a questão é que censura é retograda e omite em diversos animes/mangas/ produtos em geral uma perda dos seus valores, não só contextualizando um aspecto fisico/visual, mas qnd a censura afeta um enredo/contexto de história ou até mesmo a identidade individual de um personagem, como vocês veem isso e qual vossas opinioes?

    ResponderExcluir